quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Crocodilos, Orcas e Linces

Os crocodilos são répteis aquáticos da ordem Crocodilia. Estes constituem a família dos Crocodylidaey e povoam uma grande parte dos trópicos na África, Ásia, América e Austrália. Estes animais tendem a viver nos rios e alimentam-se de um grande variedade de mamíferos e peixes vivos ou mortos. Certas espécies, em particular o Crocodilo marinho da Austrália e das ilhas do Pacífico aventuram-se as vezes no mar. Nesta secção preparámos-te diversos artigos de crocodilos para que os conheças um pouco mais. Assim, encontrarás informação sobre diferentes espécies de crocodilos, como os Africanos, os marinhos ou os famosos crocodilos do Nilo, apesar de também poderes ler artigos de jacarés. Para os mais pequenos também preparámos desenhos de crocodilos para colorir e para os maiores temos imagens bonitas deles. Como vês, temos de tudo um pouco para todos. Esperemos que desfrutes da nossa secção de crocodilos.

As orcas são de cor preta no dorso e branco no ventre. A sua barbatana dorsal parece um triangulo e pode medir até quase dois metros de altura. São muito boas adadoras, nadam até aos 55 km/h e viajam normalmente em grupos, guiados por um macho que se torna o líder da manada. Os machos podem alcançar os dez metros de comprimento. A sua presa favorita é o atum. O nome pelo é que conhecida é “baleia assassina”, principalmente porque é mais agressiva caçando do que outras espécies de golfinhos. Apesar da sua má reputação, as orcas não podem ser catalogados como animais predadores dos humanos pois nunca atacaram o homem. Normalmente, esta classe de golfinhos alimenta-se principalmente de peixes, moluscos, gaivotas, pinguins, focas, lontras do mar, etc. As orcas geralmente têm uma vida mais longa do que o resto das espécies de golfinhos. Enquanto os golfinhos em geral vivem cerca de 40 a 60 anos, as orcas podem viver até aos 100 anos.



O lince parece-se com um grande gato cujo tamanho varia entre os 70 cm que mede o Lince Pardo até à espécie maior de lince, o Lince Boreal ou Eurasiático que mede 130 cm. É um animal que possui patas curtas e em forma de raquetes que permitem andar melhor na neve. A sua pelagem é densa e a sua característica principal é a sua pelagem preta pontiaguda nas orelhas. A sua pelagem é de cores muito variadas e vai desde o branco até ao vermelho escuro. Podem ter uma pelagem uniforme ou pode ter manchas ou inclusive riscas pretas ao longo do seu corpo. O final da sua cauda é preto e pode-se observar uma mancha branca na parte traseira das orelhas. A sua pele está adaptada ao Inverno e à neve, mas não ao calor. O lince vive desde 10 a 20 anos segundo os especialistas e podem reproduzir-se desde o seu segundo ano de vida. O lince é um animal carnívoro: caça principalmente coelhos e lebres, apesar de também pequenos roedores, pássaros e esquilos. Pode também caçar presas mais grandes como o veado. Mas as suas presas favoritas são sem dúvida os insectos e répteis. É um caçador nocturno e solitário, activo desde o crepúsculo da noite até ao amanhecer. Não é um grande corredor, mas é um excelente nadador e trepador.