terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aves, répteis e animais domésticos



As aves são diferentes de todos os outros animais porque elas têm penas, bico, duas asas e não têm dentes. 
A maioria das aves pode voar. Algumas podem nadar como o pingüim, e correr como o avestruz. 
Assim como nós, as aves respiram o ar.  Tem esqueleto dentro do corpo e sangue quente. 
Diferente de nós, elas colocam ovos
Hoje, há uma grande variedade de aves vivas no mundo. Mais de 9.500 espécies. As aves evoluíram de répteis que subiam em árvores, há 150 milhões de anos atrás.
As aves têm um grande cuidado com as suas penas. Elas gastam horas por dia limpando e arrumando suas plumagens.  Muitas das aves espalham um tipo de óleo nas penas para torná-las a prova d’água.
As penas mantêm os corpos das aves quentes. Os pássaros têm muito apetite. Eles precisam comer muito para ter energia para voar, se manter quentes, construir ninhos e pôr ovos. Alguns pássaros comem só um tipo de alimento, enquanto outros como o estaninho, o corvo e o gaio comem qualquer coisa.  Os abutres comem carcaças de animais mortos. Os pássaros fazem uma formação em V no céu para economizar energia. Aqueles que estão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro mais descansado. 



Como peixes, anfíbios, aves e mamíferos, os répteis são vertebrados (têm esqueleto). Mas o que os diferencia dos anfíbios e peixes é que são basicamente animais terrestres. Eles não têm que viver e nem retornar constantemente para água. Diferente das aves e mamíferos, o sangue deles é frio. A temperatura do corpo de um réptil é sempre igual a temperatura do ambiente em que ele se encontra. Os répteis não suportam lugares de temperatura muito baixa e nem muito alta. Durante o inverno algumas espécies hibernam. Ficam num estado de dormência. Essa é a forma que encontraram de manter a temperatura necessária para sobreviverem ao frio do inverno. Antes de hibernar, os répteis comem uma grande quantidade de alimentos para formar uma camada grossa de gordura no corpo. 
Para hibernar os répteis se enterram nos solos ou deslizam dentro de fendas nas rochas. O primeiro réptil que apareceu na Terra foi cerca de 340 milhões de anos atrás. Seu ancestral era anfíbio, mas  já o primeiro réptil podia respirar sem a necessidade de retornar a água.  O período Mesozóico foi o tempo em que a Terra era dominada pelos répteis. Esse período é também chamado “A era dos répteis”. Durante milhões de anos eles foram evoluíndo e se adaptando conforme as possibilidades de sobrevivência e alimentação. Alguns aprenderam a voar e outros retornaram a viver nos oceanos.



O cachorro tem uma excelente audição e olfato. Por isso, são os primeiros a reconhecer um cheiro de longe, uma fêmea no cio, um bife, um desconhecido ou até mesmo o seu querido dono. Eles têm a capacidade de ouvir 4 vezes mais do que um ser humano. Podem ouvir ultra-som de até 60 khz e o homem até 15khz. A visão do cachorro, à noite, é muito melhor do que a visão dos humanos. Além disso, seu ângulo de visão também é maior, pois seus olhos ficam ao lado de sua cabeça. 
 O cão cheira o rabo de outro cão para cumprimentá-lo. Ao mesmo tempo em que ele está dizendo “olá” ele está identificando o outro cão através de um cheiro individual que existe na região do rabo. Os cães dormem em média 9 horas por dia, mas podem prolongar esse tempo se ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono. Eles sonham. Porém, é ainda um mistério saber com o quê. Só se sabe que os filhotes e os cães mais velhos sonham mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário