O tucano é uma ave um pouco diferente das outras. Ele possui o bico longo (geralmente tendo a ponta do bico pintada com uma mancha preta), o que facilita a captura de presas (insetos) dentro de cascos de árvores ou até mesmo de buracos rasos. Seus pés, diferente da maioria das aves, possui dois dedos virados para a parte frontal e dois dedos virados para a parte traseira, característica um pouco mais comum em aves que estão acostumadas a trepar em galhos. Sua alimentação é bem restrita e cuidadosa. Por possuir um sistema digestivo pequeno, tal ave restringe sua alimentação somente a frutas e alguns insetos pequenos como aranhas, moscas, pererecas entre outros do mesmo tipo ou até mesmo alguns ovos de outras espécies de aves. É uma ave que vive especialmente nas regiões da América Central e América do Sul, existindo assim, seu contrabando para outros países na finalidade de ser vendido em lojas de animais como animal de estimação de gaiola, aumentando o risco de entrar para a lista de animais em extinção.
O urso panda gigante, também conhecido como Bamboo bear, porque come só bambu. Os pandas já viveram em uma grande área da China, assim como no norte de Burma e no Vietnã.No entanto, as mudanças no clima, e acima de tudo, o intenso crescimento populacional humano os obrigou a sair da maioria dessas áreas. Hoje, os ursos panda remanescentes consistem em apenas seis populações, que vivem no sudoeste da China. artes dessas regiões montanhosas, que são isoladas umas das outras, hoje se tornaram reservas naturais – mas quase metade dos pandas vive fora dessas zonas protegidas. O urso panda possui cara branca e redonda característica, com orelhas pretas e manchas pretas ao redor dos olhos. Seus membros e ombros também são pretos. As fêmeas pesam uns 80 quilos, e os machos entre 85 e 125 quilos e medem até 1,80m de altura. Os pandas gigantes não comem quase nada além de folhas e brotos de bambu. Para ficarem saciados deste alimento, que é pobre em nutrientes, eles precisam comer cerca de 30 quilos diariamente. Isso significa que eles precisam comer cerca de 16 horas por dia, se alimentando ocasionalmente de bulbos de plantas, raízes, ovos e pequenos mamíferos. Sua extrema dependência do bambu como fonte quase exclusiva de alimento faz com que o urso panda seja muito vulnerável. Como resultado, muitos ursos acabam morrendo se as plantas da área em que vivem murcham depois de uma floração em massa – um fenômeno que ocorre em intervalos de 20 a 40 anos. No passado, os ursos panda podiam recorrer a outros tipos de bambu em áreas mais baixas. Mas atualmente, estas áreas diminuíram drasticamente devido ao desmatamento. Consolidadas, os ursos panda estão ameaçados de extinção devido à destruição de seu habitat. Em junho de 2004, o número de pandas na natureza era estimado em um total de 1.600 indivíduos.
Muitas espécies de araras encontram-se em processo de extinção, pois muitas pessoas buscam estes pássaros para servirem de animais domésticos. Costumam gritar muito para se comunicarem. São da mesma família dos papagaios, porém conseguem aprender poucas palavras. Alimementam-se, principalmente, de frutas, sementes, insetos e castanhas. Costumam utilizar a força e resistência dos bicos para furar os galhos e troncos de árvores em busca de larvas de insetos. Fazem os ninhos nos troncos ocos de árvores.Costumam habitar florestas em regiões tropicais do planeta. Aqui no Brasil, podemos encontrar espécies de araras no Pantanal, na Floresta Amazônica e na região da Mata Atlântica. As principais espécies são: arara-azul, arara canindé, arara-vermelha e arara-militar
Nenhum comentário:
Postar um comentário