sábado, 27 de outubro de 2012

Papagaios, cavalos e Golfinhos

papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) é um pássaro que vive nas florestas da Amazônia  e tem a coloração verde na maioria de suas penas, o topo da cabeça e o contorno dos olhos são amarelos, o bico é preto e a testa azul. Alguns podem apresentar uma coloração amarelada.
Esse pássaro vive nas florestas tropicais brasileiras (Amazônia) e também na Argentina e Bolívia. Em seu habitat, o papagaio verdadeiro faz ninho no topo das árvores ou em troncos velhos. O papagaio verdadeiro alcança os 85 cm de comprimento e quando adulto pode pesar 400 g. O papagaio é conhecido por sua capacidade de imitar palavras que ele decora. Graças a seu curioso dom, é muito procurado no comércio ilegal. Essa espécie voa em bandos juntamente com araras, sendo que estes bandos chegam a ter centenas de indivíduos. Esses papagaios têm uma alimentação variada, tendo como principais alimentos polpa de frutas e semente. Suas frutas preferidas são: manga, mamão, jabuticaba, laranja e goiaba. Estas aves alimentam-se também de folhas, usam seu bico para quebrar a casca das nozes e de outros alimentosNa época reprodutiva (que se inicia entre o terceiro e quarto anos de idade) o macho e a fêmea saem do bando para o acasalamento. Após abandonar o bando, o macho corteja a fêmea e a alimenta. A fêmea bota de 3 a 5 ovos e o período de incubação varia entre 25 e 30 dias. Nesse período o macho protege o ninho de intrusos, pois a fêmea não gosta de ser incomodada.

Eu adoro cavalos e ando aprender Alta Escola Portuguesa, por outras palavras, equitação de dressage. Quando tenho possiblidades vou passar férias a Espanha onde tento sempre montar cavalos de passeio e dar, durante uma hora, um passeio por trilhos impossíveis de passar sem ser a cavalo, com guia...No início da doma é uma fase bastante delicada, e se fizermos os primeiros contatos com o potro usando atenção, paciência e principalmente numa seqüência coerente, evitaremos erros e dores de cabeça. Aí vão alguns "certos" e "errados" para orientar e ter a chance de corrigir possíveis enganos. Aproximar de um potro em inicio da doma com tranquilidade e segurança mesmo com cavalos desconhecidos que você não tenha contato constantemente. Pegá-los em um local onde seu espaço seja limitado, facilitando a aproximação. Colocar o cabeção pelo focinho e passar por trás das orelhas conversando com o potro enquanto o coloca lentamente sem assustá-lo.

Os golfinhos são mamíferos aquáticos que vivem em quase todos os mares do planeta. Tal como todos os mamíferos, necessitam de manter a temperatura do seu corpo, e para isso têm uma camada de gordura debaixo da sua pele. Existem 32 espécies de golfinhos, entre elas destacamos o golfinho comum, o golfinho-riscado, e a orca. O seu corpo é largo, como uma barbatana dorsal e duas laterais que mudam de forma e tamanho segundo a espécie. Estas barbatanas servem para controlar a direcção do nado e também para girar. O mesmo acontece com o focinho, dependendo da espécie este terá uma forma mais comprida ou mais redonda. Também têm uma cauda alisada horizontalmente que utilizam para moverem-se e as vezes para ficarem de pé sobre a superfície do mar. Os seus dentes têm uma forma cónica e são utilizados para prender e desfazer os alimentos. Os golfinhos não têm nariz. Invés disso, têm um orifício com forma de meia-lua na parte superior da cabeça que se chama respiradouro. Este respiradouro se fecha cada vez que submerge para que não entre água nos pulmões. Quando vão à superfície, o respiradouro se abre apara expulsar o ar sujo dos pulmões, formando uma nuvem de vapor chamada bufo. Tem os olhos pequenos, mas como tem uma boa visão ele pode localizar objectos tanto fora como dentro de água Uma característica dos golfinhos é a velocidade com que nadam, pois pode chegar a ser 45 km/h. Também podem ir mais fundo até aos 300 metros e aguentar submergidos durante quase 25 minutos antes de sair para respirar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário